O regulamento Lojas aderentes Associação Novo Futuro

A Associação Novo Futuro

a associação novo futuro é uma associação que acolhe crianças e jovens privados de ambiente familiar seguro. foi fundada em portugal em 1996, reconhecida como ipss (instituição particular de solidariedade social) e de superior interesse social (despacho conjunto nº580/2000 e 3/5/2000 dos ministros do trabalho e solidariedade e finanças).

no mundo

A Federación Internacional Nuevo Futuro agrupa várias organizações com a filosofia de funcionamento da Nuevo Futuro em vários países: Na Croácia (1992); em Santa Fé de Bogotá, Colombia (1993); no Perú (1995) e em Portugal (1996). A Associación Nuevo Futuro colabora ainda com diversas instituições de outros países como Guatemala, México, Bolívia, Venezuela, Rússia, Índia e Afeganistão. A Associação de Lares Familiares para Crianças e Jovens Novo Futuro- Portugal, desenvolveu uma parceria com a Fundação Novo Futuro São Tomé Príncipe. O primeiro lar Novo Futuro de S. Tomé foi inaugurado no dia 1 Junho 2004.

a nossa missão

Apoiar Crianças e Jovens, preferencialmente grupos de irmãos – sem distinção de idade, sexo, raça ou religião – que estejam privados de um ambiente familiar seguro, facultando-lhes em Lares de dimensão reduzida, melhores cuidados quotidianos, redobrada atenção e apoio, um acolhimento que lhes garanta bem-estar, afecto e educação, preservando a sua privacidade e intimidade, criando as condições que permitam o seu desenvolvimento e formação humana até à sua autonomia plena ou reintegração na familia. Acompanhar e promover a relação com as familias biológicas, pois mesmo fisicamente ausentes do quotidiano das crianças/jovens, exercem uma importante e inegável influência na vida dos mesmos. Fomentar nas familias a importãncia deste acompanhamento e sensibilizá-las como elementos chaveno desenvolvimento da criança/jovem, capacitando os elementos da familia, das ferramentas necessárias para uma eventual reintegração.

visão

A Novo Futuro pretende ajudar jovens oriundos de famílias com ambiente instável a crescer com valores assentes na dignidade, respeito e honestidade de forma a poderem ser adultos plenamente integrados numa sociedade em constante evolução.

o nosso trabalho

Vivem nos actuais oito Lares da Novo Futuro (situados nos concelhos de Lisboa, Gaia e Cascais), 74 Crianças/Jovens, com idades compreendidas entre os 2 e 21 anos. Estão integrados na comunidade em que habitam, frequentam as escolas da área, cursos de formação profissional, estágios remunerados, formação religiosa, actividades de tempos livres, desportos e outras, de acordo com as suas idades, apetências e potencialidades. Em cada Lar, vivem cerca de 8 Crianças/Jovens, acompanhados e orientados por uma equipa técnica especializada. Ao longo de mais de uma década a Novo Futuro já acolheu 144 crianças/jovens em risco, das quais 46 seguem os seus projectos de vida integrados na família de origem, em famílias adoptivas, em instituições especializadas ou com autonomia plena.

A Novo Futuro tem como base os princípios da Convenção sobre os direitos da Criança, age de acordo com a lei de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Lei 147/99 de 1/9/99) e adopta o espírito da Associación Nuevo Futuro, fundada em Espanha há mais de 30 anos.